quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O milagre e as marés





 
A variação de distância entre o Sol e a Terra ocorre durante todo o ano assim como a proximidade da Lua também varia em relação à Terra, pois as órbitas existentes entre esses corpos são elipses. O sistema de marés, influenciado por essas mudanças, acaba se tornando muito complexo. Em determinados momentos, acontecem as harmônicas de maré, quando a água de determinado lugar fica muito baixa ou muito alta.
Na Coreia do Sul, entre as ilhas de Jindo e Modo, este fenômeno dá origem a um acontecimento original conhecido como “Milagre de Moisés”, por sua semelhança com a divisão do Mar Vermelho contada na Bíblia.
 Duas vezes ao ano, por uma hora e durante a maré baixa, uma passagem de 2,8 quilômetros de comprimento e 40 metros de largura abre-se no mar, unindo as duas ilhas por uma faixa de terra.
Conta a lenda que, certa vez, a ilha de Jindo foi atacada por tigres e todos os aldeãos correram para a ilha de Modo para buscar refúgio, exceto uma idosa indefesa que ficou para trás. Desesperada, ela orou a Deus e o mar foi repentinamente dividido. Assim ela escapou dos ferozes animais.
Atualmente, nos dias previstos entre abril e junho, um festival atrai milhares de turistas que acorrem ao local para usufruir da inédita experiência de “andar sobre a água" e descobrir os tesouros do fundo do mar.

















 Fonte das imagens e pesquisa: http://minilua.com 
                                                        www.mdig.com.br                 
                                                       


 
Por Aline Andra
 




2 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha ouvido falar desse fenómeno natural entre as duas ilhas da Coreia do Sul.
    Bom Ano e bom resto de semana, querida amiga Aline.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida!... Confesso minha ignorância; jamais vi e muito menos imaginava ver algo tão diferente e curioso, chegando até a ser estranho. Bem, de qualquer forma, agradeço por ter-me dado a oportunidade do inusitado.
    Abraço.

    ResponderExcluir