domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vilãs da alimentação





Acho que a margarina é um dos produtos industrializados mais dispensáveis que existem por aí. Insossa e de composição discutível e alarmante, sua fórmula é  de "uma medida de gordura vegetal hidrogenada (que também produz colesterol) e outra de ácido sulfúrico neutralizado com um pouco de soda cáustica. Tudo isso é aquecido a 150º, enriquecido com ácido benzóico (usado como fungicida em várias afecções da pele), ácido butil-hidroxianisol e butil-hidroxitolueno (pode tornar-se explosivo), galato de propila, leite de vaca (com gordura e tudo), galato de duodecila e sal refinado. Tudo isso é acrescido de corantes artificiais e aromatizantes F-I e F-IV, conservadores P-I e P-IV, ambos bastante tóxicos e ainda acrescido de antioxidantes, principalmente o BHA, o BHT e tocoferóis. Além disso, acrescenta-se cerca de 20.000 unidades de vitamina A sintética em cada parte de gordura vegetal hidrogenada (quando a necessidade diária de um ser humano adulto não passa de 5.000 unidades internacionais de protovitamina A natural)".
Fonte: Livro de Bolso da Medicina Natural - Marcio Bontempo - 8a. edição.
Combinação bombástica, não acha? E mais uma informação: a diferença entre o plástico e a margarina é de apenas UMA MOLÉCULA... Basta isso para resolver não consumir um produto com gosto de nada  e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).
A manteiga, tratada como vilã por causa do alto teor de gordura, se  consumida com moderação ainda pode ser considerada uma melhor opção.
Porém, existem algumas variações muito mais saborosas. Por exemplo:

O Tahine, uma pasta obtida pela moagem das sementes de gergelim. Substitui com vantagem a manteiga ou a margarina e também serve de base para inúmeras receitas.
Um clássico que usa o tahine:

 HOMUS (pasta de grão-de-bico)
Ingredientes:

-1/2 pacote de grão-de bico
-suco de 2 limões médios
-1 colher de sopa rasa de sal marinho
-4 dentes de alho socados
-3 colheres de sopa rasas de tahine

Modo de fazer:

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para outro. Depois, cozinhe-o por cerca de 15 minutos em água fervente. Escorra a água, reservando uma xícara. Esfregue os grãos, uns contra os outros, removendo o máximo possível das cascas. Use um multiprocessador e bata os grãos, o limão, o alho e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria.


Ou uma das inúmeras variações de Dips, uma pasta que tem uma consistência parecida com a do patê:


 
 
DIP DE ABACATE COM AVELÃS

Ingredientes:

-2 abacates bem maduros
-2 CS de suco de limão
-50 g de avelãs moídas
-sal marinho e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Corte os abacates em duas partes. Retire o caroço e extraia a polpa com uma colher. Bata no liquidificador (ou amasse) com o suco de limão e as avelãs. Tempere com sal e pimenta.
Despeje numa tigelinha e sirva imediatamente, porque esse dip não se conserva por muito tempo.





  AZEITE COM ERVAS

Ou uma opção das mais simples: numa forma para fazer gelo, coloque a erva de sua preferência e por cima, um bom azeite. Congele e depois mantenha na gaveta sob o congelador para que não derreta. Fica com a consistência da manteiga e é perfeito para passar no pão e também para cozinhar.









Por Aline Andra


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário