segunda-feira, 22 de abril de 2013

Invencível Planeta Terra

  

Fonte: Google 
 

Hoje é o "Dia Internacional do Planeta Terra".
Muito já se falou sobre o nosso Planeta Azul. Abrigo de milhões de espécies, incluindo os humanos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida (por nós) a existência de vida. Ela própria se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que nela existem segundo a “Teoria de Gaia”, do químico inglês James Lovelock. Ou seja, o planeta tem a capacidade de controlar as características que mantém o nosso lar doce lar confortável e com condições ideais para a existência de vida. Isso inclui os ajustes que nós chamamos de catástrofes naturais.
Mas, com toda a nossa humana petulância, já nos proclamamos destruidores ou salvadores de um sistema que para o bem e para o mal, segue suas misteriosas e autocráticas regras e leis independentemente de nossas contribuições. Convenhamos, este poderoso planeta se mantém à nossa revelia por mais de 4 bilhões de anos e, acredita-se, será capaz de nos suportar por mais 500 milhões de anos! Por isso, vou me abster de escrever sobre sustentabilidade, interatividade, periculosidade e outros “ades” da moda.
Como tenho sempre uma visão mais contemplativa, prefiro pensar nele como um belo e pequenino planeta que faz parte de um Todo, este sim, um Universo grandioso, desconhecido, imprevisível e que está muito, mas muito além de nossa vã sabedoria.
Então, por que não pensar em cidadania planetária?



 
 
 
 

 

Por Aline Andra

Nenhum comentário:

Postar um comentário