domingo, 26 de maio de 2013

Flores com personalidade!




 
ORQUÍDEA FELIZ
 
A Ophrys insetifera, também chamada de orquídea abelha é maravilhosa. Além de ser parecida com o inseto, emite o mesmo odor das abelhas quando estão prontas para o acasalamento. Assim, recebe a visita dos zangões que acabam espalhando seus pólens.



 
FLOR DA LUA
 
O nome científico desta exótica flor é Aalongction aculeatum. Ela se abre rapidamente à noite, se enrola e morre quando o sol nasce. Enquanto dura, enche o ar com um perfume forte e adocicado.



  
PLANTA CARNÍVORA
 
 Esta inflorescência chama-se Cephalotus follicularis e foi descoberta em 1802 pelo botânico Robert Brown. A “armadilha” que caracteriza essa espécie é semelhante a de outras plantas carnívoras. Os insetos capturados são impedidos de fugir e são consumidos pelo fluido digestivo da planta. Devido à sistemática destruição de seus habitats é, atualmente, classificada como “espécie vulnerável”.
 
 
 
 
PLANTA OVO
 
Solanum ovigerum, originária da Índia, pertence às famílias da berinjela e do jiló. Como o próprio nome sugere, seus frutos são parecidos com ovos de galinha, mas a planta não é comestível.
 
 
 
 
SAPATINHO DE JUDIA
 
A Thunbergia mysorensis tem um crescimento bastante vigoroso, podendo atingir até 6 metros de altura. O sapatinho de judia, nome popular, produz uma grande quantidade de inflorescências e além de serem muito decorativas, também são muito atrativas para os beija-flores.
 

 
 
FLOR MORCEGO
 
A Tacca ou Bat-flower é bastante original. Espécie incomum, com flores pretas, cresce de forma selvagem na floresta tropical da província de Yunnan, na China. Podem chegar aos 12 cm de diâmetro e têm longos “bigodes” que podem crescer até 20 cm de comprimento. Florescem várias vezes por ano e  não tem qualquer perfume.  
 
 
 

ORQUÍDEA MACACO
 
Originária da região sudeste do Equador, esta Dracula símia, descoberta em 1978, vive nas florestas peruanas a uma altitude de 1000 a 2000 metros, sendo por isso, uma espécie pouco conhecida. As suas flores possuem a mais fantástica variedade de cores e combinações e possuem aroma semelhante ao de uma laranja madura.
 
 
 

FLOR DE LÓTUS
 
Original do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia),esta flor - comumente associada à Buda - é considerada sagrada e símbolo da pureza e elevação espiritual em alusão ao seu processo de germinação. Quando o lótus  emerge de águas lodosas, seu habitat característico, para a superfície e desabrocha, mostra toda a sua beleza e força.

 


ORQUÍDEA HOMEM NU
 
A orquídea italiana – Orchis itálica – floresce em fevereiro. Na Inglaterra, a forma de sua flor lhe rendeu o curioso apelido. As flores gêmeas foram descobertas pela fotógrafa espanhola Ana Retamero.
 

 
 
PUYA
 
Nativa da Cordilheira dos Andes da América do Sul e América Central. Planta da família das Bromeliaceae que pode atingir uma altura de 4 metros, alcançando inacreditáveis 12 metros quando produz suas inflorescências. As flores – cerca de 8 mil, contendo 6 milhões de sementes  -  desabrocham uma única vez durante a vida da planta. Muitas das espécies são monocárpicas, ou seja, morrem após a floração e a produção de sementes.
 
 
 
 
A MAIOR FLOR DO MUNDO
 
 Arnoldii rafllesia é o nome científico dessa gigantesca flor que pode atingir até 1,06 metros de diâmetro e pesar aproximadamente 10 kg, motivo pelo qual recebeu o título de maior flor do mundo. Foi descoberta em 1818, na floresta tropical úmida da Indonésia por um guia local que trabalhava para o botânico Joseph Arnold.
 
 
 
 
FLOR PÁSSARO
 
 A Impatiens arguta é originária do Nepal. Floresce o ano todo e suas flores são suspensas por longas hastes reforçando a ideia de pequenos e belos papagaios roxos voando através das folhas.
 
 
 
 
ORQUÍDEA FANTASMA
 
 A Dendrophylax lindenii é uma orquídea epífita que vive ancorada em um emaranhado de árvore. É encontrada em grandes altitudes e florestas pantanosas no sudeste da Flórida e Cuba. Presumia-se que estava em extinção há mais de vinte anos, mas recentemente foram encontrados alguns exemplares em regiões de Cuba. Esta é também, curiosamente, uma planta que não tem folhas e não usa a fotossíntese para se alimentar. Seus ramos parecem ter flores flutuantes, daí o seu apelido.



 
FLOR DE CERA

 A Hoya carnosa é uma trepadeira perene e suas flores tem uma textura cerosa, de cores brancas a rosadas, em forma de estrela e são delicadamente perfumadas. A floração ocorre na primavera.
 
 
 
 
 


Fontes das imagens e pesquisas: http://revistageo.uol.com.br
                                                           www.abracoop.com.br
                                                           www.taringa.net
                                                           http://odia.ig.com.br
                                                           www.fondospantallagratis.es
                                                           http://infoabril.com.br
                                                           http://mundoestranho.abril.com.br





“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.” (Henfil)





Por Aline Andra
 
 

2 comentários: