segunda-feira, 6 de maio de 2013

Viagem no tempo: frascos de perfumes



Fonte: Google 

 
Da religião à medicina, da higiene à beleza, o perfume faz parte dos sonhos, desejos e memória do ser humano. Criados nos segredos dos templos, em cujas paredes se viam gravadas as suas fórmulas, os perfumes foram produzidos, no passado, intuitiva e artesanalmente por artistas que se colocaram à serviço de imortais fragrâncias.
Paralelamente, os frascos e recipientes utilizados acabaram por ter a mesma importância histórica, refletindo as possibilidades, gostos e características de cada época. Os mais antigos frascos de perfumes datam de 5000 anos a.C.!
Fabricados em barro, pedra, cerâmica, alabastro, vidro primitivo, cristal, com detalhes e relevos em ouro, prata ou gemas preciosas, todos são belos.
Uma curiosidade: de acordo com a National Geographic, uma equipe de pesquisa alemã disse, em março de 2009, que o perfume de uma poderosa rainha egípcia “pode ser ressuscitado a partir dos resíduos encontrados em um frasco de perfume de 3500 anos de idade”. A garrafa foi encontrada no túmulo da rainha, juntamente com outros tesouros pessoais, como era costume.
 

Apreciem as imagens!

 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fontes das imagens: www.museudelperfum.com
                                      http://curiosaedesocupada.blogspot.com.br
                                     
 
                                   
                                  
                                    
                                 
 
 Por Aline Andra
 
   

Um comentário:

  1. Lindo ! Lindo !!!

    Recordo que minha querida avó possuia alguns
    lindos também ... Boa recordação ...

    ResponderExcluir