quinta-feira, 25 de julho de 2013

Feeling good - Nina Simone



 
 

Esta cantora americana que já foi considerada a “A alta sacerdotisa do Soul” -  cujo nome verdadeiro era Eunice Kathleen Waymon - nasceu em 21 de fevereiro de 1933, na Carolina do Norte. Nina Simone iniciou-se na música aos quatro anos de idade, tocando piano e cantando no coral da igreja. A menina de família numerosa e humilde educou-se graças ao fundo especial de ajuda estabelecido por um professor de música. Depois de terminar o colegial, ganhou a chance de estudar música clássica no famoso Juilliard School of Music de Nova Iorque, quando a comunidade de sua cidade arrecadou dinheiro para uma bolsa de estudos. Alguns anos mais tarde, quando sua admissão para o prestigiado Curtis Institute of Music na Filadélfia foi negada, Nina desistiu de tentar tornar-se a primeira pianista clássica afro-americana e descobriu o jazz e o blues, tocando e cantando em clubes na década de 50.
De muitas maneiras, esta extraordinária artista desafiou padrões. Em parte pela sua formação clássica, influência que imprimiu em todo o seu trabalho e em parte pela sua participação no Movimento dos Direitos Civis.
Carismática e espontânea, Nina Simone exercia um efeito quase hipnótico e sedutor em quem a ouvia.
Morreu enquanto dormia em sua casa no sul da França, em 21 de abril de 2003, deixando uma bagagem musical atemporal, registrada em mais de quarenta álbuns originais. Um verdadeiro tesouro.

 


 
 
 

Fonte da imagem: Google
Fonte da pesquisa: www.ninasimone.com

 

 

 

Por Aline Andra
 
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário