quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Thiên Thủ Quan Âm

Este é um pequeno trecho do show chinês chamado “Sonho meu”. O tema é sobre Guanyin (deusa da misericórdia) que há muito tem ocupado um lugar único, não só no budismo, mas também na cultura chinesa.

Segundo a lenda, Guanyin, a filha mais nova de um rei, desafiou o pai quando ele procurou um marido para ela. O rei mandou-a para um mosteiro, o que só reforçou sua determinação. Ele, então, ordenou que o mosteiro fosse incendiado e que sua filha fosse executada. Ela foi encontrada sentada, recitando sutras e quando estava prestes a ser decapitada, a espada se partiu em duas e um tigre surgiu repentinamente  levando-a para a floresta. Quando o rei adoeceu, ela cortou os braços e arrancou os olhos em sacrifício. Ele, entristecido, rogou aos céus e Guanyin recebeu braços e olhos aos milhares. Curvando-se diante de seu pai, pediu-lhe permissão para praticar boas ações - os braços e olhos alcançam e compreendem todos os necessitados.

No show, os bailarinos representam a deusa para enviar sua mensagem de amor universal. As mulheres vestidas de branco estão lá para ajudá-los a manter o ritmo, pois são todos surdos.

 

 
 
Por Aline Andra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário