sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Flores comestíveis


 
 
 
 
 
 As flores não emprestam seu perfume e cores apenas para embelezar. Algumas também têm delicioso sabor e podem ser utilizadas na culinária para uma grande variedade de propósitos. Certamente comemos flores menos famosas no mundo ornamental como o brócolis, a couve-flor e a alcachofra, mas não temos mesmo o hábito de incluir flores em nosso cardápio, o que é uma pena. Claro que nem todas  podem ser usadas na alimentação. Muitas, mesmo não sendo cultivadas com agrotóxicos, podem ser perigosas para a saúde como, por exemplo, as violetas africanas, o copo de leite e o lírio entre outras, mas pode ser uma experiência interessante apostar  nas mais conhecidas:
 

 
 

AMOR-PERFEITO

 Nativa da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito tem textura aveludada e sabor refrescante e adocicado. Excelente complemento para saladas e para aromatizar vinagres. Também lhe são atribuídas propriedades diuréticas.
 
 
 
 
CALÊNDULA

 Originária do centro e sul da Europa e Ásia. As suas pétalas de sabor apimentado e picante, podem ser misturadas ao arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Usada também como corante para manteigas e queijos.
 
 
 
 
ABÓBORA

 Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha ou na sopa.

 
 
 

CRAVINA

 As suas flores de sabor apimentado do tipo cravo-da-índia, podem ser usadas em saladas, tortas de frutas, sanduíches e ainda para aromatizar vinagres, geleias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podem ser usadas para enfeitar bolos. Para melhor resultado, deve-se retirar a parte branca e amarga da base da pétala.

 
 
 
 
GIRASSOL
 
Com um sabor agridoce, são muito apreciadas em saladas, mas das suas flores, somente as pétalas são usadas.



 
 
VIOLETA
 
 Suas pétalas têm sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas em saladas ou cristalizadas para decoração de bolos, pudins e sorvetes.
 

 

 
CAMOMILA
 
Muito consumida em infusões, somente suas pétalas são comestíveis e tem sabor idêntico às maçãs doces. O pólen pode causar alergia a pessoas suscetíveis.


 
 
GERÂNIO

 Seu sabor é quase idêntico ao odor de suas folhas e varia do limão ao mentolado.


 
 
 
CAPUCHINHA

 Nativa do Peru, esta flor foi levada para a Europa no século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo. De sabor apimentado (suas sementes podem substituir as pimentas tradicionais), lembra o agrião. Rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas.

 


ROSA

 Muito tradicional na cozinha árabe. Usada em mousses e cremes ou combinada com sumo de frutas. Normalmente é feita uma infusão para primeiro concentrar o sabor. Também é usada em limonadas e sucos de laranja. Todas as rosas são comestíveis e seu sabor é mais pronunciado em variedades mais escuras.

 

DICAS:

 - Não utilizar flores cuja procedência for desconhecida ou flores compradas em floricultura, colhidas em lugares públicos como estradas, ruas ou parques. Provavelmente foram tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos.
- Comer, de preferência, apenas as pétalas, removendo pistilos e estames (alguns são amargos e não devem ser mastigados).
- Para mantê-las frescas, colocá-las sobre papel toalha umedecido e levá-las à geladeira em um recipiente hermético. Dessa maneira, algumas vão durar até dez dias. Água gelada também pode revitalizar flores murchas.
- Extremamente sensíveis, as flores devem ser adicionadas aos pratos na hora de servir, pois o calor do alimento as faz murchar assim como o tempero da salada.

 
Outras sugestões bem simples que, certamente, darão um toque exótico às refeições e festas:

 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes das imagens: Google
Fontes das pesquisas: www.floresjardim.com
                                        www.dicasereceitas.com.br
                                        http://flamisbuffet.wordpress.com
                                        www.noivas.net
                                        www.buddhaspa.com.br
 
 
 
 
Por Aline Andra
 
 

 

Um comentário:

  1. Já experimentei : pétalas de rosa, violeta e as sementes de girassol e abóbora .... Outras vi em decoração de sobremesas...
    Vc, poderia fazer um desses pratos um dia e me convidar...

    Namastê

    ResponderExcluir