O século mudou, mas
o que se observa é que a publicidade ainda não focaliza as mulheres como
sujeitos de mudanças nas transformações sociais. Há estereótipos refletidos em
anúncios de todos os tipos que “implodem” o respeito que uma luta dolorosa (com
seus erros, acertos e alguns equívocos) já deveria ter assegurado. A repetição
cansativa destes estereótipos, de alguma forma reforça uma imagem ainda
desvalorizada de uma mulher fútil, idealizada ou irremediavelmente tola.
Acho que devemos
estar mais conscientes e alertas para essas linguagens particulares da mídia e
da publicidade, que estão não somente informando e persuadindo os possíveis
consumidores, mas também criando uma visão distorcida e quase violenta do
universo feminino. No futuro...
Fontes das imagens: http://estereotipos.net
Por Aline Andra
Aline.
ResponderExcluirA percepção que você teve sobre a papel das mulheres e de como são usadas na Publicidade e/ou Propaganda, nestas duas postagens - “Viagem do tempo – partes 1 e 2” -, foi realmente muito perspicaz. É difícil “sair” e olhar de fora dois momentos históricos diferentes – fins do século XX e o início do XXI – e tecer considerações pertinentes, verdadeiras e com as quais concordo plenamente.
Vencer o invólucro ideológico que envolve a nossa cultura em que todos nós estamos envolvidos é muito difícil. No entanto, quando o motivo do questionamento pode ser demonstrado – como você o fez -, o questionamento procede e deve ser apreciado.
Parabéns pelas postagens. É sempre bom lê-las.