segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Viagem no tempo: o "sexo frágil" na publicidade - parte 2


 


O século mudou, mas o que se observa é que a publicidade ainda não focaliza as mulheres como sujeitos de mudanças nas transformações sociais. Há estereótipos refletidos em anúncios de todos os tipos que “implodem” o respeito que uma luta dolorosa (com seus erros, acertos e alguns equívocos) já deveria ter assegurado. A repetição cansativa destes estereótipos, de alguma forma reforça uma imagem ainda desvalorizada de uma mulher fútil, idealizada ou irremediavelmente tola.
Acho que devemos estar mais conscientes e alertas para essas linguagens particulares da mídia e da publicidade, que estão não somente informando e persuadindo os possíveis consumidores, mas também criando uma visão distorcida e quase violenta do universo feminino.  No futuro...  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes das imagens: http://estereotipos.net
                                     www.cella.com.br
                                     http://palabrademujer.wordpress.com
                                     http://educomunicacionenlared.blogspot.com.br
                                     htp://noticias.autocosmos.com.br
 
 
 
 
Por Aline Andra 
 
 
 

Um comentário:

  1. Aline.
    A percepção que você teve sobre a papel das mulheres e de como são usadas na Publicidade e/ou Propaganda, nestas duas postagens - “Viagem do tempo – partes 1 e 2” -, foi realmente muito perspicaz. É difícil “sair” e olhar de fora dois momentos históricos diferentes – fins do século XX e o início do XXI – e tecer considerações pertinentes, verdadeiras e com as quais concordo plenamente.
    Vencer o invólucro ideológico que envolve a nossa cultura em que todos nós estamos envolvidos é muito difícil. No entanto, quando o motivo do questionamento pode ser demonstrado – como você o fez -, o questionamento procede e deve ser apreciado.
    Parabéns pelas postagens. É sempre bom lê-las.

    ResponderExcluir