segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lótus: pureza e longevidade





Bela e exótica, a flor de lótus (Nelumbo nucifera) é reverenciada como símbolo de pureza espiritual há centenas de anos. Com pétalas vistosas e folhas gigantescas, a planta se eleva da água enlameada  e tem características que garantem sua longa sobrevivência, tornando-a um dos sistemas genéticos mais poderosos encontrados na natureza. Suas folhas repelem a sujeira e a água, suas flores geram calor que atraem os polinizadores e o revestimento do fruto é uma cobertura com antibióticos naturais e feita de cera que assegura a incomum viabilidade da semente. As proteínas nela contidas permanecem capazes de promover a germinação depois de séculos de envelhecimento e mesmo em condições climáticas adversas.
Através de pesquisas realizadas por cientistas dos Estados Unidos, China, Austrália e Japão, o genoma que informa o segredo de sua longevidade foi analisado e sequenciado.
“O genoma do lótus é antigo e agora sabemos seu abecedário. Os biólogos moleculares podem estudar mais facilmente a forma como seus genes são ligados e desligados durante períodos de estresse e porque as sementes desta planta podem viver 1300 anos. Este é um passo para conhecer o segredo antienvelhecimento da planta lótus sagrada”, disse Jane Shen-Miller, cientista sênior da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) em comunicado à imprensa.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes das imagens e pesquisa: Google
                                                                    Fotos de Hélio Alberto Rocha Mattos
                                                                    http://aumagic.blogspot.com.br
                                    
                                     
                                
       





Por Aline Andra




Nenhum comentário:

Postar um comentário