quarta-feira, 6 de março de 2013

Goethe!






Ano: 2011 (Alemanha)
Diretor: Philipp Stölzl
Atores: Alexander Fehling, Miriam Stein, Moritz Bleibtreu, Volker Brunch


Um movimento cultural e político tomou conta da Alemanha e Reino Unido no final do séc. XVIII em detrimento do curso de pensamento vigente que era o da racionalidade. Tratava-se do Romantismo. E como todo movimento que se entende por revolucionário, chegou dominador e radical.
O Romantismo privilegia a imaginação, a exaltação dos sentidos, a exploração de mundos diferentes e a poesia como expressão máxima de sentimentos profundos e sofridos. Enfim, o mundo encheu-se de "heróis".
Essa oposição razão x sentimento é mostrada magistralmente pelo diretor Philipp Stölzl no filme "Goethe!".
O ator Alexander Fehling interpreta um Johann Wolfgang von Goethe de forma arrebatadora e comovente em sua juventude rebelde, sua paixão pela poesia e consequente frustração e insegurança ao se deparar com a incompreensão dos editores, professores e, sobretudo, seu pai.
Ao ser enviado para a pequena cidade de Wetzlar - depois de seu fracasso acadêmico -  para trabalhar no tribunal de justiça e tornar-se advogado, confronta-se com esse mundo da razão e seus deveres, tradições e conformismo. Entretanto, busca na amizade por seu colega de trabalho Wilhelm Jerusalem (Volker Bruch) e no amor impetuoso por Charlotte Buff (Miriam Stein), sua própria identidade e motivação para viver.
Ao escrever “Os sofrimentos do jovem Werther” (publicado em 1774) em homenagem à sua história de amor, ele finalmente encontra sua redenção e torna-se um dos escritores mais importantes da Alemanha.
Seu livro influenciou toda uma geração de “românticos” a ponto de aumentar consideravelmente a taxa de suicídios cometidos por amor.
Impecável reconstituição de época, belas atuações, ótima trilha sonora, o filme lembrou-me um retrato em sépia numa moldura antiga. Lírico, poético e divertido na medida certa. Para ser visto mais de uma vez e apreciado em todos os detalhes.



    




Por Aline Andra
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário