segunda-feira, 4 de março de 2013

Surpreendente natureza



Fiz algumas descobertas totalmente psicodélicas...



 
 
EUCALIPTO ARCO-ÍRIS
 

 Seu nome oficial é Eucalyptus deglupta e é nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia. Ao contrário de outras espécies de eucalipto, esta não produz óleos aromáticos e é muito sensível ao fogo. Em compensação, presenteia-nos com pinceladas de cores inacreditavelmente belas.

O segredo por trás desse espetáculo está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas. Inicialmente, a casca lisa e marrom desprende-se e uma cor verde clara aparece. Esta mancha torna-se então, sucessivamente, verde escura, azulada, púrpura, laranja e, por fim, vermelha. Como esse processo ocorre o tempo todo, as manchas vão mudando de tons em diferentes estágios como se ela estivesse sendo pintada aos poucos. Imagino que, sendo assim, todo dia ela estará com uma aparência diferente.

Suas flores reúnem-se em inflorescências de cor branca e amarela, são perfumadas e produzem néctar em abundância, atraindo abelhas. O florescimento ocorre várias vezes ao ano, atingindo seu auge na primavera.
 

 

 
FLOR DE LÁBIOS
 
 
Esta flor de curiosa aparência – também chamada de Flor dos Lábios Quentes – tem o nome científico de Psychotria elata e surge duas vezes ao ano.

As flores vermelhas se desenvolveram para atrair polinizadores, inclusive beija-flores e borboletas. É nativa das florestas tropicais da América, como Costa Rica e Colômbia, apesar da ameaça de desmatamento.

Algumas mulheres devem morrer de inveja...
 

 

 
FRUTA DO MILAGRE

 
Fruta pequenina e vermelha, que vem da África Tropical, de gosto duvidoso, mas com espantoso efeito.

Devido à presença da miraculina - uma glicoproteína descoberta nos anos 70 - que provoca interação entre substâncias ingeridas, esta frutinha aparentemente despretensiosa consegue brincar com os sabores ao ser degustada até algumas horas depois de colhidas, transformando os alimentos ácidos (como limão, laranja, vinho, vinagre, maçã verde, etc.) em doces e equilibrando diferentemente outros alimentos. Uma única fruta produz sensação de doçura num espaço de tempo que pode variar de 30 minutos até 3 horas.

A explicação é simples: A miraculina permanece em nossa mucosa durante algum tempo e funciona como adoçante instantâneo e involuntário para todo alimento que chegar perto.

Em outros países já é comum o planejamento de festas, onde as mais variadas e loucas degustações acontecem depois da ingestão de algumas frutinhas. Aqui, no Brasil, já está virando moda também. O único problema é que a miraculina causa um efeito apenas ilusório e passageiro. Não anula a acidez dos alimentos e os efeitos colaterais continuarão existindo, como enjoo e danos à mucosa. Por isso, quem estiver pensando em ir a uma festa dessas, cuidado com o dia seguinte...

O nosso planetinha azul não é misterioso?

 

 
Fontes:http://come-se.blogspot.com.br
            http://celeirosustentável.blogspot.com.br
  
 
 
 
Por Aline Andra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário