quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Feita em casa


 
 

Nunca gostei muito das maioneses industrializadas. Sempre achei que todas tem gosto de “nada” além de achar espantosa a lista de conservantes, aromatizantes, corantes e sequestrantes (?!) que os produtos contêm. Como atualmente é mais sensato evitar as tradicionais, aquelas feitas por nossas mães e avós, com gemas de ovos crus, fiquei fã das receitas de maionese da Tatiana do Panelaterapia. As tentativas de combinar ervas e temperos diferentes são divertidas, os resultados são sempre saborosos, rendem bastante e, principalmente, tem a garantia do alimento caseiro.
Quem ainda não conhece, pode experimentar sem reservas.
 
 

 
 
MAIONESE DE LEITE

Ingredientes:

- 1/2 xícara de leite
- 1 dente de alho
- 1/2 colher (sopa) de mostarda
- 1/3 de xícara de ervas de sua preferência (salsa, cebolinha, manjericão, orégano, etc.)
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (café) rasa de sal
- mais ou menos 1 xícara de óleo

 
Modo de fazer:

- Coloque tudo no liquidificador. Conforme for batendo, derrame lentamente um fio de óleo através da tampa menor do copo do aparelho. É importante que o fio seja constante. A mistura vai começar a engrossar até a consistência desejada.


 


MAIONESE VERDE

Ingredientes:

- 1 pão amanhecido sem casca e picado grosseiramente
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1/2 colher (café) de alho amassado ou picado
- 150 ml de leite
- mais ou menos 150 ml de óleo

 
Modo de fazer:
 
- Coloque tudo no liquidificador. Conforme for batendo, vá derramando um fio de óleo lentamente e com constância através da tampa menor do copo do aparelho até a pasta ficar bem firme. Incremente como quiser, batendo junto combinações de outros ingredientes como ervas diversas, mostarda, molho inglês, pimenta do reino, tomate seco, azeitonas, cenoura, beterraba, etc.


BREVE HISTÓRIA:

A maionese foi inventada em 1756 pelo chef francês do Duque de Richelieu. Depois que o duque derrotou os britânicos em Port Mahon, nas Ilhas Baleares, seu cozinheiro criou um banquete que incluía um molho feito à base de nata e ovos. Percebendo que não havia nata na cozinha, o chef a substituiu por azeite de oliva e apelidou o novo molho de Mahonnaise, em homenagem a vitória do Duque. Tempos depois, levou a novidade para a França, onde passou a ser conhecida como Mayonnaise, se popularizando em vários países do mundo.
 
 
              http://pt.wikipedia.org/wiki/maionese


 

 

Por Aline Andra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário