domingo, 24 de novembro de 2013

A magia do chá e a flor

 
 


Produzido no sudoeste da China por camponesas e artesãs a 1500 metros de altitude nas regiões de Yunnan e Fujian, o Flowering tea ou Blooming tea é uma denominação geral para um tipo de chá que se transforma em flor na água quente, mas cujo sabor depende do tipo de folha que é feito.
O processo foi iniciado em 1986 - embora alguns pesquisadores afirmem que ele data de centenas de anos - por Wang Fang Sheng, um renomado mestre do chá. Totalmente artesanal, consiste em moldar folhas de chá ainda úmidas em pequenas bolas, aromatizá-las (usualmente com lavanda ou jasmim) e costurá-las com finos fios de algodão. Só então segue o procedimento normal de secagem e oxidação que dá origem ao produto final.
O toque ainda mais original e que acho fascinante é quando botões de flores compostos em pequenos buquês (hibisco, calêndula e jasmim são as mais usadas) são envolvidos pelas folhas de chá formando casulos que quando submersos em água fervente, expandem-se lentamente e desabrocham. De um modo geral, as flores contidas dentro da maioria dos chás não contribuem muito para o sabor, apesar de algumas poderem ser até degustadas.
Um espetáculo para os sentidos que, durante alguns minutos, pode ser apreciado e considerado como um momento único e especial.
Ainda não experimentei, pois mesmo encontrando-o à venda na Internet, sei que há que ter certo cuidado com a procedência, mas descobri que no importador Chá Yê! recomendado pela Yuri Hayashi do blog Chá, Arte e Vida! e certamente confiável,  alguns tipos do “chá que floresce” estão à disposição.
Não vou perder isso por nada!

 

 
 



Fonte da imagem: Google
Fontes da pesquisa: http://revistaespresso.uol.com.br
                                     http://casadocha.com

 

 

Por Aline Andra

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário