sexta-feira, 18 de julho de 2014

Arte no fundo do mar






Localizado no Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres em Cancun, no México, o Museu Subaquático de Arte (MUSA) apresenta a exposição permanente “A Evolução Silenciosa”.  A proposta inovadora e as obras são do artista inglês Jason deCaires Taylor, formado pelo London Institute of Arts com especialização em escultura e cerâmica. Além disso, Jason é mergulhador e fotógrafo aquático premiado. Este é o seu quarto projeto e, sem dúvida, o maior deles.
Numa área de 420 m², quatrocentas esculturas feitas em material poroso e de PH neutro - ideal para resistir a centenas de anos e não poluir o ambiente ou prejudicar o ecossistema local -, embelezam ainda mais as águas cristalinas. São figuras humanas em tamanho natural e mostradas em situações do cotidiano. Muitas delas são pessoas da comunidade como a freira idosa, a professora de ioga, o contador, o carpinteiro, pescadores, crianças... Todas eternizadas no fundo do mar e integradas à natureza, pois o propósito é também o de promover a vida marinha, servindo como um recife artificial para a criação de novas áreas de corais (foram fixados extratos de corais vivos nas esculturas, uma técnica que estimula ainda mais seu crescimento), desacelerar o avanço do processo de degradação que ocorre devido ao enorme fluxo turístico - acredita-se que até 2050, 80% dos recifes naturais do planeta irão desaparecer - e  fornecer um novo habitat para milhares de espécies marinhas.
As peças, submersas em profundidades diferentes para que possam ser apreciadas por mergulhadores e a partir de barcos com fundo de vidro, levaram cerca de um ano e meio para serem concluídas e a instalação necessitou do auxílio de uma equipe de biólogos, engenheiros e outros mergulhadores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes das imagens e pesquisa: www.viajandonomundo.com.br
                                                         http://noholodeck.blogspot.com.br
 
 
 
 
 
Por Aline Andra
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Que interessante !!!!! Vc é D +++++++++ Sempre postando tópicos excelentes !!!! Tenho orgulho de ser sua amiga !!!!! Namastê Carinhoso .

    ResponderExcluir