segunda-feira, 17 de março de 2014

Do lixo à música





A Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura é o resultado fantástico da iniciativa de pessoas com poucos recursos, mas muita vontade de fazer a diferença e contribuir para um mundo um pouco melhor. Formada por jovens de uma comunidade localizada  numa das zonas mais subdesenvolvidas do mundo e que contém o maior aterro sanitário de Assunção, capital do Paraguai, a Orquestra se apresenta com instrumentos musicais fabricados  a partir de sucatas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tudo começou quando um técnico ambiental, Favio Chávez, foi trabalhar em Cateura em 2004. Músico amador, ele resolveu ensinar a quem quisesse aprender. O interesse foi imediato e com apenas cinco instrumentos para compartilhar, a solução encontrada foi a mais criativa. Com a ajuda do carpinteiro Nicolás Gómez, o material encontrado no lixão se transformou em instrumentos alternativos que já foram exibidos no Museu dos Instrumentos Musicais em Phoenix (Arizona, EUA), ao lado dos pianos de John Lennon e das guitarras de Eric Clapton.
 
 
 
 
 
 
Foram dezenas de concertos mundo afora. O repertório é diversificado: Beethoven, Mozart, Vivaldi, Bach, Henry Mancini, Beatles, Frank Sinatra e músicas regionais.
Uma apresentação perfeita?
Favio responde: “Depende do que você chama de perfeição. Uma Orquestra pode ser perfeita como expressão musical, mas para nós, importa que seja perfeita socialmente falando. Com a música, a criança aprende outras expressões de sensibilidade. Porque, estando numa Orquestra, aprendem a ser solidários, responsáveis, respeitosos.”
O que ele ganha fazendo o que faz?
“O privilégio de mudar vidas. Às vezes, me sinto empunhando uma varinha mágica que realiza sonhos.”
 
 
 
 
 
 
 

O diretor Graham Towsley produziu o documentário Landfill Harmonic (Aterro Harmonico), contando a história da Orquestra.

 
 
 
 
 
 
 
 

Fontes das imagens e pesquisa: http://g1.globo.com
                                                         www.vermelho.org.br
 
 
 

 
 

Por Aline Andra
 

 
 
 

5 comentários:

  1. Achei impressionante este vídeo sobre Landfill Harmonic. É sem duvida uma lição para todos nós músicos e em especial à aqueles que vivem em uma zona de conforto, só estudam sob pressão e tocam de qualquer jeito sem nenhum compromisso com a técnica do instrumento e muito menos a obra que está a sua frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Wilson. Mal dá para imaginar a grandeza em todos os níveis do que aconteceu com esses jovens e como vai ser a repercussão dessa experiência no futuro deles, mas a música por si só já é transformadora e salvadora, não é?

      Excluir
  2. Muito interessante, Aline.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, E.P.GHERAMER!
      Sua opinião é sempre muito importante para mim.

      Excluir
  3. Sou músico, de Brasília, gosto de trabalhar com materiais alternativos . Me tocou quando a menina disse que quando escuta o som de um violino é como se ela estivesse sentindo borboletas no seu estômago.... lindo !!!

    ResponderExcluir