domingo, 20 de outubro de 2013

Viagem no tempo: história dos brinquedos - parte 1







Os brinquedos, desde tempos remotos, foram inventados e utilizados pelo ser humano como auxiliares no seu desenvolvimento. Refletindo sempre a lógica, o raciocínio e o que o indivíduo entendia do ambiente do qual fazia parte, estes objetos que antigamente eram feitos de maneira artesanal foram fundamentais na busca da compreensão de si mesmo, do mundo ao redor e fazem parte da memória afetiva de muitos. São brinquedos bem diferentes dos atuais. Mais rudimentares e simples, mas muito mais ricos em significados e magia. São legados de uma época em que não havia muitos recursos além da criatividade e imaginação.


 
 
 
PIÃO
 
Inicialmente usado como instrumento de adivinhação, capaz de recriar o movimento dos astros, interpretar os acontecimentos no futuro breve e como seria o tempo, a colheita ou as guerras. Através dos anos passou a ser visto como divertimento e tornou-se um verdadeiro espetáculo de habilidade. Os japoneses pintavam a superfície com ricos detalhes e foram os primeiros a fazer um sulco ao redor da circunferência e produzir piões que assobiavam quando movimentados.
 
 

 
 
 

DADO

Surgiu em forma de cubo na Grécia, mas nesta época já existia em forma de pirâmide na Índia, no Egito, na Pérsia e na Rússia. Sempre foram usados para definir a sorte e o azar nos jogos.
 

 

 
 
 
DOMINÓ

Idealizado pelos chineses, chegou ao Brasil através dos portugueses no séc. XVI e virou passatempo dos escravos. Feito de osso e marfim, quando os monges os jogavam diziam Domino gratias (“graças a Deus”) em latim. Daí surgiu o nome dominó.
 

 

 
 
 
QUEBRA-CABEÇA
 
Inventado em 1763 pelo inglês John Spilsbury que fazia mapas e gravuras. Ele teve a ideia de criar um mapa dividido em peças de madeira para ajudar os professores no ensino de geografia. As crianças gostaram tanto que logo passou a ser considerado um brinquedo.

 

 
 
 
 
MARIONETE

O nome é derivado de Marion – diminutivo de Maria. Sua origem está relacionada com o nascimento do teatro. Na China do séc. XVI, estatuetas até então utilizadas para os ritos funerários passaram a ser usadas também como personagens de espetáculos. Diversão garantida.
 
 

 
 
 
 
PIPA

São muitos os nomes para o mesmo brinquedo: papagaio, pandorga, frecha, arraia, curica, cafifa...
Apareceu na China mil anos antes de Cristo e inicialmente era um sinalizador militar. A cor da pipa, sua pintura e os movimentos que fazia no ar serviam como mensagens entre os campos de guerra. Hoje, no Oriente, as pipas têm ainda um significado religioso, tendo por finalidade “espantar os maus espíritos”.
 

 

 
 
 
BOLA

Um dos brinquedos mais antigos. Há 6500 anos já era feita de fibra de bambu no Japão e de pelos de animais na China. Romanos e gregos usavam tiras de couro, penas de pássaros e até bexiga de boi para a confecção das bolas. No Brasil, claro, a bola mais popular é a de futebol trazida pelo inglês Charles Miller.
 

 

 
 
 
BOLA DE GUDE

 As bolas de gude mais antigas eram de pedras semipreciosas e foram encontradas no túmulo de uma criança egípcia de 3.000 anos A.C. Seu uso como jogo foi difundido durante o Império Romano. Gude era o nome dado inicialmente às pedrinhas redondas e lisas retiradas da beira de um rio. Podiam ser também de argila, madeira, osso de carneiro, castanha, azeitona, noz e avelã. Na França, eram feitas de madeira ou metal e somente a partir do séc. XVII tornaram-se perfeitamente redondas. As mais populares continuaram sendo de barro e as mais sofisticadas de vidro, ágata ou mármore.
 

 

 
 
 
BONECA

 Surgiram como figuras que eram adoradas como deusas há 40.000 anos. No antigo Egito, no período situado entre 3.000 e 2.000 anos A.C., eram feitas de madeira banhada em argila, com forma de espátula e cabelos verdadeiros e eram colocadas nos túmulos de crianças.
A fabricação de bonecas com objetivos comerciais, ainda de forma artesanal, teve início na Alemanha e na França por volta do séc. XV. Eram feitas de terracota, madeira e alabastro.



 





Fontes das imagens e pesquisa: www.museudosbrinquedos.org.br
                                                         http://van-refletindoaeducaçao.blogspot.com.br
                                                         www.territoriodobrincar.com.br




 
Por Aline Andra

                                                         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário