quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Juntos para sempre



 

A monogamia, cada vez  menos valorizada entre os humanos, é mais  que uma boa  opção para outras espécies. Do ponto de vista biológico, trata-se de uma adaptação  onde fatores de caráter social e a necessidade de sobrevivência são a motivação para o desenvolvimento  dentro de núcleos familiares e para a fidelidade conjugal.  
Que sejam, então, imagens idealizadas, mas não são românticas?
 

 
 
LOBO CINZENTO
Ao contrário de outros predadores, os lobos evitam andar sozinhos. Eles preferem formar famílias, compostas por uma fêmea e um macho adultos junto com suas crias. A mãe, inclusive, conta com a ajuda do primogênito para cuidar do resto dos filhotes.
 
 
 
 
CAVALO MARINHO
Além de escolherem um único parceiro, nessa espécie é o macho que engravida, pois ele possui uma bolsa incubadora em que transporta os ovos depositados pela fêmea. Apesar de carregarem os filhotes, os machos têm todas as características e hormônios específicos do próprio sexo.
 
 
 
 
ARIRANHA
Esta espécie, originária da América do Sul, forma famílias que viajam, caçam, brincam e dormem juntas. Seu núcleo principal é formado pelo casal de adultos que também cuida de seus filhotes com a ajuda do primogênito.

 

 
ARARA
Espécie de uma beleza impressionante que também é fiel aos seus parceiros. Vivem em grupos ou apenas em casais. Tanto machos como fêmeas são responsáveis pelo cuidado dos filhotes. Outra característica interessante é que, durante o período de incubação dos ovos, o macho assume a tarefa de alimentar sua parceira.
 
 
 
 
CHACAL
De maneira similar ao lobo cinza, este casal cuja reputação não corresponde aos seus costumes familiares, mantém-se unido por toda a vida. Caçam e habitam em territórios definidos, onde criam seus filhotes e se defendem de outras matilhas.
 
 
 
 
CORUJA
Esta curiosa espécie estabelece uma comunicação bem mais produtiva que muitos casais de humanos. Seus cânticos noturnos são chamados entre um macho e uma fêmea que estão emparelhados e permanecem juntos a maior parte de suas vidas.
 
 
 

GIBÃO
Também conhecidos como símios menores e por sua característica de andar sobre duas patas, estes animais formam casais de macho e fêmea que se estabelecem nas copas das árvores e são frequentemente acompanhados de suas crias.
 
 
 

CASTOR
Estes grupos familiares são formados pelo casal e seus filhotes. Geralmente são compostos por sete a oito membros que cooperam entre si para realizar as obras de engenharia perfeitas que caracterizam seu estilo de vida.
 
 
 

CONDOR
Consideradas as maiores aves do continente americano, esta espécie tem uma expectativa de vida de aproximadamente cinquenta anos. Mais da metade de suas existências vivem como somente um casal. Antes disso, costumam viver em família junto a seus progenitores.
 
 
 

ANTÍLOPE DIK-DIK
Animais africanos que medem aproximadamente 60 cm de comprimento e 35 cm de altura. Formam casais por toda a vida, habitando em territórios definidos onde cuidam de seus filhotes.
 
 
 

PINGUIM
O casal tem uma característica bem peculiar: o macho colabora com a fêmea na função de chocar o ovo, que é colocado por ela no final do outono e incubado por ele durante o inverno. A adaptação parece dever-se às difíceis condições climáticas que sofre esta espécie que habita a Antártida, motivo pelo qual procuram maximizar suas possibilidades de sobrevivência.
 
 

 

 

“Ao estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.” (Mark Twain)

 


 
 
 

Fontes das imagens e pesquisa: www.mdig.com.br
                                                         http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br
                                                         Google
 
 
 
 
 
Por Aline Andra


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário