sábado, 2 de março de 2013

Psaligraphy - A delicadeza em papel






Karen Bit Vejle é uma das artistas mais sofisticadas e especializadas em Psaligraphy que significa a arte de desenhar ou pintar com tesouras.

Historicamente, a arte da Psaligraphy é conhecida desde o século I, quando os chineses inventaram o papel, descobriram e aperfeiçoaram técnicas de recorte.

As obras são desenvolvidas a partir de uma folha de papel larga e contínua, dobrada uma ou mais vezes e então recortada, fazendo-se uso apenas de uma tesoura. Cada corte deve ser cuidadosamente planejado, pois qualquer erro poderá comprometer todo o trabalho.

Essa artista dinamarquesa foi buscar na tradição, sua forma de expressão pessoal e conquistou reconhecimento e admiração. Suas obras são requisitadas e expostas em galerias e museus do mundo todo. Foi uma das poucas artistas convidadas a ter uma exposição individual no Museu Andersen HC em Odense, na Dinamarca. Hans Christian Andersen ficou famoso por seus contos de fadas, mas também era um cortador de papel apaixonado e Karen Bit teve a honra de usar a tesoura que pertenceu a ele, uma relíquia.

Tempo, paciência, concentração e dedicação são fundamentais para tão delicada execução e o resultado final impressiona.




  








"Meu coração e alma ficam completos quando estou com a tesoura na mão e com os papéis dançando entre as lâminas. Se meus recortes conseguem chamar sua atenção por um instante, fico feliz.” ( Karen Bit Vejle)


Por Aline Andra

Nenhum comentário:

Postar um comentário