sábado, 6 de abril de 2013

Planeta Vivo




 
 
CAVERNAS DE GELO - ISLÂNDIA
 
Cavernas de gelo são estruturas incrivelmente bonitas que aparecem na borda das geleiras. Essa está localizada na lagoa congelada da geleira Svinafellsjökull no Parque Nacional de Skaftafell. O gelo descendo pelas encostas da geleira durante séculos transformou-se em gelo glacial altamente pressurizado e que quase não contém bolhas de ar. A falta de ar significa que ele absorve quase toda a luz visível para além da fração azul que é, então, vista a olho nu. No entanto, essa cor deslumbrante mostra-se apenas no inverno, após longos períodos de chuva, quando a camada de superfície da geleira foi lavada.
 
 
 
 
FORMAÇÃO DE DANXIA - CHINA
 
Localizada no nordeste de Shaoguan, cidade da província de Guangdong, essas formações rochosas incomuns, de inacreditáveis penhascos íngremes e coloridos, caracterizam o monte chamado Danxia, que significa “raios vermelhos de sol” em chinês. Em volta dos penhascos, os lugares mais planos são cobertos por vegetação exuberante. A rocha vermelha no Monte Danxia surgiu há 100 milhões de anos. Era um ambiente muito quente e seco e, sendo assim, a rocha foi oxidando e criando um tipo de ferrugem. Passando por um período de 30.000.000 anos, os depósitos na bacia foram gradualmente se transformando em arenito vermelho e conglomerados. Mais tarde, como resultado do movimento da crosta terrestre, a terra levantou-se e transformou a área em um sistema montanhoso.
 

 
 
 PARQUE DOS LENÇÓIS - BRASIL
 
Situado no litoral oriental do Maranhão, o Parque dos Lençóis é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagos e manguezais. Este raro fenômeno ecológico foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Nasceu da combinação do leito arenoso do Rio Preguiça com os ventos que sopram na direção do continente, jogando as areias de volta para o interior. As águas pluviais formam lagoas que se espalham por praticamente toda a área do parque, formando uma paisagem inigualável.
 
 
 
 
ÁRVORES TORTAS - POLÔNIA
 
As quatrocentas árvores, aproximadamente, da chamada “Floresta Torta” ficam localizadas em meio a uma grande área de pinheiros perto de Gryfino, no noroeste da Polônia. Acredita-se que elas foram plantadas e deixadas para crescer durante sete a dez anos até que foram dobradas por alguma intervenção humana para posterior utilização dos troncos na fabricação de móveis ou na estrutura dos cascos de embarcações, mas antes que pudessem ser cortadas para essas finalidades, elas foram abandonadas em virtude da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, são apenas especulações. Não há registros parecidos ou explicações para este mistério.
 

 
 
 
BAÍA BIOLUMINESCENTE - PORTO RICO
 
 
 A bioluminescência natural é causada pela presença na água de quantidades enormes do Noctiluca Scintillans, um dinoflagelado unicelular fotossintético de tamanho microscópico e um dos componentes do que chamamos de forma generalizada de fitoplancton. A capacidade de emitir luz deste dinoflagelado ocorre por causa de uma reação química dentro da célula em resposta a um estímulo mecânico como, por exemplo, pés ou mãos batendo na água ou mesmo a maré batendo na areia. Este fenômeno, que acontece somente à noite, é um espetáculo único e inesquecível.
 
 
 
 
 
CAVERNA DOS CRISTAIS - MÉXICO
 
 
 A caverna dos cristais gigantes de Naica está localizada numa área de exploração mineral, no estado de Chihuahua. O complexo contém alguns dos maiores depósitos mundiais de prata, zinco e chumbo. Lá, foram achados os maiores cristais naturais de selenita do mundo que chegam a ter mais de 10 metros de extensão. A caverna fica a 300 metros de profundidade e tem dimensões aproximadas de 10x30 metros. As condições para visitá-la são difíceis. A temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%. Isto faz com que os fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais. Um ser humano só pode permanecer neste ambiente por cerca de 6 a 10 minutos, antes que ocorra uma perda severa das funções mentais. Por isso, não é possível transformar essa descoberta numa atração turística.
 
 
 
 
  MAR MORTO – ORIENTE MÉDIO
 
Em hebraico, o Mar Morto é “Yam ha-Mela” (mar de sal, Gênesis 14:3), mas o nome popular deve-se à escassez de vida aquática. Na verdade, o Mar Morto é um lago de formato estreito e alongado e sua característica marcante é a alta concentração de sal. Cerca de 300g de sais para cada litro de água quando a quantidade considerada normal para os oceanos é de 30g de sais para cada litro de água. Sendo assim, suas águas são consideradas as mais salinas do planeta e é praticamente impossível afundar nelas, além das vantagens medicinais e estéticas das altas concentrações de minerais. Nadar no Mar Morto ainda é um clássico imperdível.





Fontes das imagens e pesquisas:   www.imperativo.org
                                                             www.amusingplanet.com
                                                             http://quartzodeplasma.wordpress.com
                                                             www.dailymail.co.uk
                                                             http://meioambiente.culturamix.com
                                                             http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br



Por Aline Andra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário