segunda-feira, 1 de abril de 2013

Você já mentiu hoje?





Durante muito tempo, fui um bom alvo para brincadeiras e pegadinhas do Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Era o tipo de pessoa que acreditava primeiro e parava para pensar depois. Com o passar dos anos, sabiamente – ou inevitavelmente – alterei a ordem dos fatores e, confesso, tenho me esforçado para mantê-los assim. Afinal, não pensar e/ou desacreditar não são opções válidas para mim...
Mas quem inventou isso e por qual motivo? Descobri a provável explicação e pareceu-me bem mais simples do que as mirabolantes suposições que fiz.
No séc. XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos IX da França, determinou que o Ano Novo fosse festejado no dia 1º de janeiro, tomando como base o calendário gregoriano. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. Então, acho que apenas por terem feito uma escolha contrária à imposta, passaram a ser motivo de piadas e brincadeiras como receberem presentes esquisitos ou serem convidados para festas que não existiam. Que coisa mais sem graça!
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um periódico que durou pouco tempo, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, num local inexistente.
E entra século, sai século, as pessoas continuam as mesmas...
Hoje, sites e empresas de tecnologia publicaram novidades e lançamentos falsos. Alguns, devo admitir, bem criativos:



G-mail azul



O Google anunciou o lançamento do G-mail Blue.
 “Bonito, rápido e poderoso” e inspirado na Natureza.


Google Nose



Lançamento de um novo serviço de buscas por cheiro! Seriam 15 milhões de cheiros no banco de dados.
“Tente pesquisar no Google por ‘cachorro molhado’ e explorar outros cheiros que as pessoas sentem.”


Twitter começa a cobrar por vogais


  
O Twitter anunciou que começará a cobrar dos usuários o uso de vogais nas mensagens.
“A partir de hoje, todo mundo pode usar nosso serviço básico, o Twttr, mas apenas com consoantes. Por US$ 5 por mês, você pode usar o nosso serviço premium, Twitter, que inclui também vogais”.


Google fecha o Youtube



O Youtube anunciou, por meio do seu blog oficial, que iria encerrar suas atividades a partir de hoje. De acordo com a companhia, os fundadores queriam inventar um concurso para encontrar o melhor vídeo.
“Começamos o processo para selecionar um vencedor e, a partir da meia noite, iremos fechar o site para inscrições.”


Sony lança produtos para animais



A Sony anunciou o lançamento de uma linha chamada “Animalia”, especialmente criada para animais de estimação.
“Na Sony, pensamos em como fazer eletrônicos que atinjam as vidas de todos os membros da família.  Mas tem um membro que é sempre deixado de lado. Até agora”.


Google Maps lança mapa do tesouro



Um modo do Google Maps que transforma o serviço em um mapa antigo de exploração de tesouros.
“Em setembro, nossa equipe descobriu um mapa de papel que foi verificado como sendo o mapa do tesouro do Capitão Kidd. Porém, ainda não deciframos todas as pistas e cabe a você acessar o mapa e desvendar os segredos”.


Leonardo da Vinci criou o Google Glass



O site “Mashable” criou a falsa reportagem de que um cientista da Universidade de Illinois, Burt Wilde, identificou em desenhos de Leonardo da Vinci, artista renascentista, um dispositivo que lembra o Google Glass, óculos de realidade aumentada do Google.


 Avião com chão de vidro



Em seu site oficial, a companhia aérea norte-americana Virgin anunciou a construção de uma aeronave com chão transparente, permitindo que seus passageiros possam olhar o solo ou o céu ao caminhar pelos corredores.
“A experiência de voo é fora de série.”





Fonte das imagens: http://g1.globo.com (por reprodução)
Fontes da pesquisa: http://pt.wikipedia.org
                                    http://g1.globo.com






Por Aline Andra

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário